+1(689)276-6730 | +1(689)276-6732

+1(689)276-6730 | +1(689)276-6732

+1(689)276-6730 | +1(689)276-6732

Aposentadoria dos demais países

APOSENTADORIA NO PARAGUAI

O número de brasileiros que decidem morar fora do Brasil, cresce a cada dia, e, muitos deles, decidem continuar vivendo na América do Sul, optando em morar em países como o Paraguai, por exemplo.

Sendo assim, com tantos brasileiros vivendo no Exterior, muitos questionamentos previdenciários surgem, principalmente em relação a contribuição previdenciária e ao Planejamento de Aposentadoria ou benefícios decorrentes do trabalho.

Brasil possui acordos previdenciários bilaterais com vários países. Além desses acordos bilaterais, o Brasil possui dois acordos multilaterais: IBERO-AMERICANO e do MERCOSUL, onde o Paraguai pertence a ambos.

No entanto, no post de hoje iremos mencionar sobre as possibilidades de aposentadoria no Paraguai, através do Acordo Previdenciário do Mercosul.

Sistema de Previdência do Paraguai

No Paraguai, através do Acordo do Mercosul, é garantido aos trabalhadores, os seguintes benefícios:

Aposentadoria Ordinária

Nessa aposentadoria, é necessário ter 55 anos de idade, tanto para homens e mulheres e 30 anos de contribuição ao Sistema Previdenciário.

No entanto, para os trabalhadores que atingirem 60 anos de idade, o tempo de contribuição reduz para 25 anos.

Aposentadoria Proporcional

Para ter direito a Aposentadoria Proporcional, é necessário que o segurado aposentado da atividade de trabalho, tenha 65 anos, tanto homem, como mulher e no mínimo, 15 anos de contribuição.

Quanto o valor do benefício, esse será de 60% da média dos últimos 36 meses, quando estava registrado. Sendo que, o percentual aumenta 4% a cada ano que ultrapassar os 15 anos de contribuição.

Além dessas duas possibilidades de aposentadoria, o Paraguai possui:  benefício de incapacidade por doença comum, incapacidade por acidente ou doença profissional e pensão por morte, sendo os requisitos os seguintes:

Incapacidade por doença comum

Quando o trabalhador estiver incapacidade para o trabalho, para ter direito ao benefício de incapacidade por doença comum, é necessário ter contribuído por 06 semanas ao Sistema Previdenciário do Paraguai, sendo que, a contribuição deverá ocorrer dentro dos 04 meses anteriores ao início da incapacidade. 

Importante acrescentar que o benefício é pago a partir do 8º dia de afastamento até 26 semanas, se for a mesma doença. No entanto, em situações especificas, o benefício pode ser prorrogado por mais 24 semanas.

Incapacidade por acidente ou doença profissional

Para que o trabalhador tenha direito ao benefício de incapacidade por acidente ou doença profissional, é necessário verificar inicialmente o que determina a “Tabela de avaliação de incapacidade” e a “Tabela de percentagem de aposentadoria”.

No entanto, para ter direito ao benefício, é necessário ter um mínimo de contribuições junto ao Sistema Previdenciário, qual seja:

  • Para os trabalhadores até 55 anos de idade, é necessário ter 150 semanas de contribuições;
  • De 56 a 60 anos de idade, é necessário ter 250 semanas de contribuição;
  • De 61 a 65 anos de idade, é necessário ter 250 semanas de contribuição;
  • Acima de 65 anos de idade, é necessário ter 400 semanas de contribuição.

E o valor do benefício é calculado com a média dos últimos 36 meses de contribuição anteriores ao início da incapacidade.

Pensão por morte

Para que o dependente tenha direito ao recebimento da pensão por morte, é necessário que o falecido seja aposentado ou, tenha 750 semanas de contribuição ao Sistema Previdenciário ou, se o falecimento ocorreu em decorrência de acidente ou doença do trabalho;

Quanto aos dependentes, terão direito os seguintes familiares, em ordem excludente:

  • A viúva/companheira; os filhos menores e solteiros, até completar a maioridade e os filhos incapazes, declarados pela junta médica;
  • Os filhos menores, até a maioridade, e os incapazes, desde que comprovada por junta médica.

Já em relação ao valor da aposentadoria, os dependentes terão direito ao recebimento de uma pensão de 60% do valor da aposentadoria que recebia ou, que teria direito o falecido.

Se o falecido deixar esposa e filhos, a metade da pensão ficará para viúva/companheira e a outra metade será dividida entre os filhos existentes, até completar a maioridade.

Já se a viúva/companheira tiver menos de 40 anos, terá direito apenas a 03 anuidades de pensão.

Se o falecido não tiver viúva/companheira, o valor da pensão será dividida entre os filhos existentes.

Utilização do Acordo Previdenciário Internacional do Mercosul

Uma das possibilidades que o Acordo Previdenciário Internacional do Mercosul permite, é a solicitação dos benefícios mencionados acima, com a utilização do período de tempo de contribuição do Brasil.

Para melhor compreensão, vamos a um exemplo prático:

Maria tem 55 anos e 15 anos de contribuição junto ao INSS no Brasil e 15 anos de contribuição no Paraguai.

Somando o período de contribuição do Brasil com o Paraguai, Maria tem 30 anos de contribuição (15 anos no Paraguai + 15 anos no Brasil). Sendo assim, Maria não possui os 30 anos necessários de Contribuição apenas no Paraguai, para então, poder solicitar a Aposentadoria Ordinária.   

Desse modo, Maria poderá utilizar os 15 anos de tempo de contribuição do Brasil, para alcançar os 30 anos de contribuição no Paraguai e requerer o benefício de Aposentadoria, pois, atingiu o tempo de contribuição e a idade necessária.

Dica para Brasileiros residentes no Paraguai

Se você não tem todo o tempo de contribuição para se aposentar tanto pelo Paraguai quanto pelo Brasil, o Acordo Previdenciário é uma opção, como falamos antes, porém, precisa ser analisado, caso a caso, para saber, se você terá vantagens ou não em levar o seu tempo de contribuição do INSS para o Sistema de Previdência do Paraguai e vice-versa.

Equipe BrazilianPrev

Serviços Relacionados

Informações diversas sobre direito previdenciário internacional

APOSENTADORIA MORANDO NO EXTERIOR

Por isso, neste post, iremos falar das vantagens de realizar o Planejamento Previdenciário, morando no Exterior.

Informações diversas sobre direito previdenciário internacional

AVERBAÇÃO DO TEMPO DE SERVIÇO NO EXTERIOR

Para fazer a averbação do período, o segurado deverá preencher o formulário específico e enviar através do portal meu INSS

Acordos previdenciários internacionais

ACORDO PREVIDENCIÁRIO ENTRE REPÚBLICA DOMINICANA E BRASIL

Brasil e República Dominicana subscrevem o Convênio Ibero-Americano que é aplicável aos nacionais que invocarem a utilização dos acordos internacionais para obter benefícios previdenciários internacionais, no país de residência.

Pensão requerida no exterior

PENSÃO POR MORTE REQUERIDO NO EXTERIOR

Assim, uma dúvida frequente que recebemos é, como fica a situação da pensão por morte da pessoa que trabalha ou recebe benefício no exterior,