+1(689)276-6730 | +1(689)276-6732

+1(689)276-6730 | +1(689)276-6732

+1(689)276-6730 | +1(689)276-6732

Aposentadoria dos demais países

BRASILEIRO NO JAPÃO – RESGATE DAS CONTRIBUIÇÕES PREVIDENCIÁRIAS

O Japão é considerado um dos principais países escolhidos pelos brasileiros que buscam melhores condições de vida. Tanto é verdade que, segundo dados do Ministério da Justiça do Japão fornecidos em 2018, há mais de 196 mil brasileiros vivendo legalmente em terras nipônicas.

Inclusive, com tantos brasileiros vivendo e trabalhando no Japão, é comum que surjam dúvidas de como fica a situação previdenciária no país estrangeiro.

E como já mencionamos aqui no Blog, o Japão possui Acordo Previdenciário com o Brasil, no qual, permite somar o tempo de trabalho dos dois países para a concessão da aposentadoria.

No entanto, se você trabalhou no Japão e não tem interesse em utilizar esse período para a concessão da aposentadoria, é possível receber o valor proporcional das contribuições realizadas à Previdência Social Japonesa.

Interessante, não é mesmo?

E no post de hoje, iremos explicar como funciona a devolução desses valores, sendo conhecido como RESGATE.

RESGATE

O resgate permite a restituição proporcional das contribuições realizadas à Previdência Social no Japão.

REQUISITOS

Para ter direito ao Resgate, é necessário:

  • Não possuir nacionalidade Japonesa;
  • Não residir no Japão;
  • Não ter recebido nenhuma pensão, inclusive o auxílio-invalidez;
  • É necessário ter contribuído 06 meses, no mínimo, para o Plano Nacional de Pensão ou, para o Seguro do Plano de Pensão Previdenciária.

Importante ressaltar, que só podem ser resgatados os últimos 36 meses recolhidos pelo trabalhador e o valor devolvido será proporcional, conforme cálculo realizado pelo governo japonês.

O trabalhador poderá solicitar o resgate até dois anos após a saída do país.

Torna-se vantajoso solicitar o Resgate?

Isso depende muito dos objetivos futuros de cada pessoa, pois ao realizar o resgate, esse período não será computado para solicitar a aposentadoria, seja através do Acordo Previdenciário entre Brasil e Japão ou, de forma independente no Japão.

Equipe BrazilianPrev

Serviços Relacionados

Informações diversas sobre direito previdenciário internacional

CONTRATO DE TRABALHO NO EXTERIOR

Os tipos de visto de trabalho e a forma de aplicar para os mesmos, bem como toda a documentação necessária, dependem de cada país.

Informações diversas sobre direito previdenciário internacional

AGÊNCIAS INSS DE ACORDOS INTERNACIONAIS

As agências do INSS de acordos internacionais são chamadas organismos de ligação. Elas permitem resolver questões previdenciárias mesmo

Acordos previdenciários internacionais

ACORDO PREVIDENCIÁRIO ENTRE SUIÇA E BRASIL

O Acordo previdenciário Suíça e Brasil possibilita somar os tempos trabalhados e contribuídos nos dois países para imigrantes, o que auxilia na conquista de benefícios.