+1(689)276-6730 | +1(689)276-6732

+1(689)276-6730 | +1(689)276-6732

+1(689)276-6730 | +1(689)276-6732

Acordos previdenciários internacionais

ACORDO PREVIDENCIÁRIO ENTRE BRASIL E FRANÇA

Há aproximadamente mais de 60 mil brasileiros morando na França e, esse número vem aumentando a cada dia.

Conforme as estatísticas as terras francesas se tornaram uma das principais escolhas dos brasileiros por possuir um ensino e saúde pública de qualidade, ótima segurança e excelente qualidade de vida.

Diante desse cenário é comum que surjam questionamentos previdenciários quando os trabalhadores começam a trabalhar e planejar sua aposentadoria.

E a boa notícia é que a França assim como vários outros países, também possui Acordo Previdenciário Internacional com o Brasil.

O Acordo

Através desse Acordo, é possível contar tempo de contribuição em cada país para concessão de aposentadorias e pensões no país acordante.

Na França é possível requerer os seguintes benefícios através do Acordo Previdenciário:

  • Auxílio-Doença (Comum e Acidentário);
  • Auxílio Maternidade e Paternidade;
  • Aposentadoria por Invalidez;
  • Pensão por Morte;
  • Aposentadoria por Idade.

Já no Brasil, é possível solicitar:

  • Auxílio-Doença (Comum e Acidentário);
  • Aposentadoria por Idade;
  • Aposentadoria por Invalidez;
  • Pensão por morte;
  • Salário Maternidade.

Exemplo Prático

Maria tem 62 anos de idade com 10 anos de contribuição pelo INSS no Brasil e 05 anos de contribuição na França. Quando decidiu se aposentar pelo INSS, Maria percebeu que não possuía o tempo necessário para se aposentar nem no Brasil, nem na França.

Porém, como existe o Acordo Internacional entre os dois países, Maria pode somar o tempo de contribuição que possui tanto no Brasil quanto na França, para formar o benefício de aposentadoria por idade no Brasil.

No mesmo exemplo acima, também seria possível a concessão de uma aposentadoria na França, se devidamente preenchidos os requisitos com base na legislação previdenciária francesa, mesmo com a utilização de períodos já utilizados para a concessão do benefício brasileiro no INSS.

Assim, Maria poderá ter duas aposentadorias, ambas com valor proporcional ao tempo de contribuição vertido para cada país (Brasil e França), de acordo com a legislação previdenciária do país concedente.

É importante ressaltar que ao usar o Acordo Internacional apenas poderá ser contado reciprocamente o tempo de contribuição (e não o valor das contribuições) para requerer benefícios.

Assim, quando a pessoa leva o tempo de contribuição do INSS para a França, ou vice-versa, não é computado o valor da contribuição e, sim, apenas o período de contribuição.

Outro detalhe importante, é que o valor do benefício previdenciário no Brasil será proporcional às contribuições realizadas ao INSS, podendo ficar inferior ao salário mínimo, com base no art. 35, §1º, e art. 42, parágrafo único, Decreto 3.048/99.

O Acordo também prevê a cláusula convencional de Regime Próprio de Previdência, o que é importantíssimo para o servidor público.

Deslocamento Temporário

O Acordo Previdenciário também prevê a possibilidade do Deslocamento Temporário, onde o imigrante poderá ficar por 04 anos na França, contribuindo apenas para o seu país de origem.

Isenção de Imposto de Renda

O Acordo Previdenciário Internacional entre Brasil e França não garante a isenção de Imposto de Renda sobre o benefício previdenciário, caso a pessoa decida se aposentar pelo INSS e, continuar residindo em terras francesas.

Dessa forma, a partir do momento, que a pessoa passa a receber o benefício do INSS residindo na França, é realizada a cobrança de 25% (alíquota fixa) sobre o benefício previdenciário.

Porém, há um caminho jurídico para solução desse desconto indevido, arbitrário, ilegal e inconstitucional com o fundamento em 3 princípios: da isonomia, da proporcionalidade da tributação e da progressividade do Imposto de Renda.

Equipe BrazilianPrev.

Serviços Relacionados

Acordos previdenciários internacionais

ACORDO BILATERAL ENTRE EUA E BRASIL

Para poder somar o período norte-americano de trabalho formal é preciso ter no mínimo, 18 meses de contribuição no Social Security dos EUA…

Pensão requerida no exterior

PENSÃO POR MORTE REQUERIDO NO EXTERIOR

Assim, uma dúvida frequente que recebemos é, como fica a situação da pensão por morte da pessoa que trabalha ou recebe benefício no exterior,

Acordos previdenciários internacionais

ACORDOS INTERNACIONAIS – SERVIDOR PÚBLICO

O que muitos Servidores Públicos que residem no exterior não sabem é, que nem todos os Acordos Internacionais possuem cláusula convencional