+1(689)276-6730 | +1(689)276-6732

+1(689)276-6730 | +1(689)276-6732

+1(689)276-6730 | +1(689)276-6732

Acordos previdenciários internacionais

ACORDO BILATERAL ENTRE ISRAEL E BRASIL

O acordo entre Israel e Brasil de Previdência Internacional está em fase de negociação e ratificação pelos dois países. Conforme seja ratificado, deverá se tornar lei no Direito Nacional de cada um. Ou seja, o acordo ainda não está valendo, mas é possível compreender o que o texto propõe e seu contexto.

Acordo entre Israel e Brasil de previdência internacional

Brasil e Israel possuem laços históricos significativos. O Brasil presidiu a Assembléia Geral da ONU, na pessoa de Osvaldo Aranha, no dia que foi reconhecido pelas nações unidas o Estado de Israel.

Para compreender a importância do acordo entre Israel e Brasil, é importante saber que vivem em Israel cerca de 10 mil brasileiros, enquanto no Brasil se torna um pouco mais complexo de mensurar, visto que os dados se referem, em geral, à religião, que pode apontar nascidos no Brasil ou imigrantes. Assim, segundo a Confederação Israelita do Brasil, vivem mais de 120 mil judeus no Brasil.

Os investimentos de Israel no Brasil e o fluxo de trabalhadores

Há vinte anos atrás, só haviam 5 empresas israelenses com representação no Brasil, hoje há cerca de 150 empresas israelenses no país. Este alto número de empresas israelenses que já se estabeleceram no Brasil mostra o grande aumento do interesse de Israel no mercado brasileiro.

A maioria dessas 150 empresas israelenses localizadas no Brasil é de alta tecnologia em diversas áreas como: Agrotecnologia (42 empresas), Telecomunicações e TI (42 empresas), Produtos e Tecnologias de Segurança (24 empresas), Equipamentos Médicos (17 empresas) além de empresas em outras áreas como Equipamentos Elétricos, Aviação e Veículos Aeroespaciais, Energia e outras.

Desse modo, estes investimentos podem impactar fluxos migratórios entre os países, o que reforça a necessidade de concretização do acordo entre Israel e Brasil de previdência internacional.

Histórico do Acordo até o momento

O acordo entre Israel e Brasil foi celebrado entre os dois países em 27/02/2018 e, após assinado, se inicia o processo de internalização. Ou seja, o texto, que está publicado pelo Itamaraty, é enviado para o Congresso Nacional para ser transformado em lei.

As cláusulas do acordo entre Israel e Brasil seguem basicamente o mesmo padrão de todos os demais acordos previdenciários entre nações, privilegiando os trabalhadores de empresas multinacionais e governo, mas deixando os trabalhadores autônomos em segundo plano.

Como será aplicado, no futuro, o Acordo entre Israel e Brasil?

O acordo entre Israel e Brasil será aplicado à legislação, em relação a Israel, conforme a Lei de Seguro Nacional  nº 5755 de 1995. A aplicação se dará à medida que se apliquem as seguintes espécies de seguro:

a) Seguro por idade e de sobreviventes;

b) Seguro Invalidez;

c) Seguro Acidente do Trabalho;

d) Seguro Maternidade.

E em relação ao Brasil, o acordo entre Israel e Brasil concederá:

a) No Regime Geral de Previdência Social (INSS):

1) aposentadoria por idade;

2) pensão por morte;

3) aposentadoria por invalidez;

4) auxílio-doença acidentário;

5) salário-maternidade.

b) Nos Regimes Próprios de Previdência Social dos servidores públicos civis:

1) aposentadoria por idade;

2) pensão por morte;

3) aposentadoria por invalidez.

Garantia de direitos iguais em caso de imigração após receber benefício

Além disso, ficará garantido o direito de beneficiários terem iguais condições ao permanecer em seu país em caso de mudança de residência entre os dois países, após a ratificação do acordo entre Israel e Brasil. Ou seja, quem se aposenta, recebe pensão ou outro benefício, mas se muda para o outro país (Brasil ou Israel), terá tratamento igual a quem não se mudou.

“Salvo disposição contrária neste Acordo, benefícios em espécie ou em dinheiro não serão reduzidos, modificados, suspensos ou cancelados unicamente pelo fato de a pessoa residir, habitual ou temporariamente, no território da outra Parte Contratante.”

Desta forma, o direito à exportação dos benefícios é garantido sem prejuízo aos aposentados e pensionistas, bem como sem aumento na alíquota do imposto de renda, tão logo o acordo entre Israel e Brasil seja ratificado.

Contudo, já observamos que historicamente a Receita Federal do Brasil não estar respeitando este direito, então neste caso o brasileiro beneficiário que se mudar para o exterior deverá se socorrer a um escritório de advocacia especializado em direito previdenciário internacional para restituir os impostos cobrados a mais.

Validade do Acordo de Previdência Brasil e Israel

Até a presente data o acordo entre Israel e Brasil não entrou em vigor, sendo apenas uma promessa futura, que só se concretizará após a ratificação pelos dois países.

Entretanto, há que se planejar em caso de trabalho e contribuição nos dois países, a fim de se obter o melhor benefício possível.

Equipe BrazilianPrev

Serviços Relacionados

Peruanos podem usar tempo de trabalho para se aposentar no Brasil
Acordos previdenciários internacionais

Peruanos podem se aposentar no Brasil

Peruanos podem usar tempo de trabalho no Peru para se aposentar no Brasil, aproveitando o acordo de previdência para maximizar benefícios.

BÉLGICA
Aposentadoria dos demais países

APOSENTADORIA NA BÉLGICA – COMO OBTER?

Como é a aposentadoria na Bélgica?
A aposentadoria na Bélgica é concedida pela idade legal, ou na modalidade antecipada, nos casos de quem possui carreiras longas.

Informações diversas sobre direito previdenciário internacional

AUMENTO DO VALOR DA APOSENTADORIA

O principal objetivo dos Acordos Internacionais, é regular a situação dos trabalhadores residentes ou em trânsito em países estrangeiros, garantindo os direitos de seguridade social previstos nas legislações dos dois países aos respectivos trabalhadores.

Acordos previdenciários internacionais

ACORDO PREVIDENCIÁRIO ENTRE JAPÃO E BRASIL

O Acordo Internacional entre Brasil e Japão é realizado pelos seus órgãos previdenciários, no Brasil é o INSS e, no Japão é o Shakai Hoken.