A reforma da previdência trouxe novas Regras de cálculos e requisitos para concessão de benefícios.
Para quem ainda não sabe, o planejamento previdenciário consiste em um mapeamento da vida previdenciária do segurado.
Este mapeamento envolve não somente fazer a contagem do tempo de contribuição do CNIS. O advogado deve analisar CTPS, ver se o cliente possui tempo de serviço militar, tempo rural, tempo especial, serviço público e etc…
Nós sabemos que após obter e sacar a primeira parcela do benefício, o segurado não pode mais renunciá-lo. Por isso é tão importante planejar, para que o cliente não tome uma decisão que irá se arrepender para sempre.
Portanto, o planejamento previdenciário é justamente o meio para que o segurado obtenha o melhor benefício possível!
Quais as vantagens de fazer um planejamento previdenciário?
As vantagens de se realizar o bom planejamento previdenciário, são:
- Acesso ao melhor benefício.
- Organização preventiva da vida contributiva do segurado.
- Análise dos vínculos empregatícios, de modo a observar se estes se enquadram em atividade especial.
- Se o segurado está submetido a riscos físicos, químicos ou biológicos.
- Levantamento e organização dos documentos necessários para ingresso de processo administrativo junto ao INSS – Instituto Nacional do Seguro Social.
- Cálculo da Renda Mensal Inicial.
- Correção de inconsistências (erros) constantes da base de dados do INSS.
Através de um bom Planejamento Previdenciário, ainda podemos apurar se o segurado tem direito a regras pré-reforma; fazer uma comparação entre as regras pré-reforma com as regras de transição; se é melhor esperar mais um pouco; orientar sobre a possibilidade de excluir contribuições que reduzem a média; fazer um estudo sobre realizar uma única contribuição sob o teto máximo e receber o dobro do valor de aposentadoria;se o segurado deve aumentar ou diminuir a contribuição; qual a RMI mais vantajosa lá na frente, etc.
Quando devo fazer o meu planejamento previdenciário?
A melhor resposta para esta pergunta é: o quanto antes, melhor. Porém, é possível realizar o seu planejamento previdenciário em qualquer momento da sua vida, seja quando do ingresso como segurado no âmbito da previdência social ou quando do momento que anteceder o requerimento administrativo do seu benéfico.
O planejamento previdenciário é a melhor opção para aqueles que quando do advento de qualquer risco social (doença, invalidez, óbito, idade) assegurando o melhor benefício previdenciário.
Se você ainda não fez o seu planejamento previdenciário, ou não sabe como fazê-lo, o mais indicado é que o segurado procure um advogado especializado, que possa lhe orientar.
Equipe BrazilianPrev